Volkswagen lança novo Polo no Brasil a partir de R$ 49,9 mil

Hatch compacto oferece nova plataforma e equipamentos de segurança e tecnologia de modelos premium. Destaque do Volkswagen Polo é motor turbo 1.0 TSI de 128 cv


Por Thiago Ventura
Carro Esporte Clube

A Volkswagen lançou nesta semana o novo Polo no Brasil. O hatch compacto representa uma nova fase da marca no país. Para fabricar o novo carro, a alemã investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos produtos e na modernização da Fábrica Anchieta. O carro chega com preços entre R$ 49.990 e R$ 69.190, prometendo incomodar os rivais.

O Polo é construído sobre a nova plataforma modular MQB da Volkswagen; dela vão surgir um sedã, chamado Virtus e ainda uma picape e um utilitário-esportivo (SUV) compacto. Entre as novidades tecnológicas, tem opção até de quadro de instrumentos totalmente digital.

O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.
Modelo global, a versão brasileira terá um design dianteiro exclusivo para o Brasil. No design, tem um resultado que tanto lembra o Gol, mas com a pegada esportiva do Golf. A Volks diz que vai manter em oferta os hatchs Gol, up!, Fox, Polo e Golf. No entanto, o Fox está com os dias contatos com a chegada do novo Polo.

A novidade tem 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Em relação ao modelo anteriormente fabricado e vendido no Brasil, o Novo Polo ganhou em comprimento (167 mm), entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm), ficando 21 mm mais baixo.

O Novo Polo é equipado de série em todas as versões com sistemas Isofix® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, vem com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais de série. Tais equipamentos ajudaram para que o carro conquistasse 5 estrelas de segurança para crianças e cinco para adultos em teste de colisão do LatinNCAP.

Motores

Na versão de entrada, o Polo vem com motor 1.0 MPI de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas. A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.


Na versão 1.6 MSI, o Polo rende 117 cv (86 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de velocidade máxima (etanol).

O mais aguardado é o motor turbo 200 TSI, para as versões Comfortline e Highline. O nome é referente aos 200 Nm de torque. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm. Ele vem sempre acoplado com a nova caixa automática AQ250-6F de seis velocidades.

Tabela de Preços Volkswagen Polo 2018

1.0 MPI – R$ 49.990,00
Airbags frontais e laterais, transmissão manual de 5 velocidades, som com 4 alto falantes,

1.6 MSI -R$ 54.990,00
Airbags frontais e laterais, transmissão manual de 5 velocidades, sistema keyless

Comfortline 200TSI – R$ 65.190,00
Transmissão automática de 6 velocidades, sensores de estacionamento, sistema de som Composition Touch

Highline 200TSI – R$ 69.190,00
Transmissão automática de 6 velocidades, ar-condicionado digital, pacote de segurança: ABS, ESC, ASR e EDS

Comentários

comments

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!